Pages

segunda-feira, 14 de março de 2011

O que é ecumenismo?

  Queridos,o ecumenismo brota como resposta ao apelo de unidade dirigido por Cristo ao Pai.

  " Que todos sejam um, para que o mundo creia!"  João 17, 21.

  Este esforço comum dos cristãos em prol da unidade é hoje reconhecido como fruto do espírito santo. Representa uma atitude de fidelidade ao evangelho, exige conversão, dialogo profundo e paciente, fim dos preconceitos e uma sólida base de oração e caridade.
  Ecumenismo é todo um modo de pensar e de ser cristão. É  angústia por saber que a mensagem de união, paz e fraternidade anunciada por Jesus Cristo não é vivida plenamente por nós, cristãos. Estamos divididos em diversas denominações, pondo em descrédito o próprio evangelho: como poderá o mundo crer numa religião que divide seu DEUS? Como poderão os povos ser evangelizados, se pregamos um Cristo dividido?

  NÍVEIS DO DIALOGO ECUMÊNICO

  Atualmente o dialogo ecumênico se da em 3 níveis:

  Nível teológico: chamado também "ecumenismo técnico". Peritos de diversas Igrejas se unem em comissões mistas, para conhecer melhor a doutrina e a fé de cada denominação. Partindo do que nos une, este dialogo tem dado belos frutos a unidade da Igreja de Cristo.

  Nível pastoral: chamado também de "ecumenismo pratico", através da ação pastoral conjunta de membros de Igrejas diferentes. Sobretudo na área da educação, promoção humana, justiça e ação social.

  Nível espiritual; ecumenismo pela oração. Neste nível participamos todos nós, quando rezamos pela unidade. É recomendável que, nas comunidades e paróquias, se organizem grupos ecumênicos de oração, reflexão da palavra e partilha de experiências.

  E A SUA CONTRIBUIÇÃO?

  Não é preciso ser padre, bispo, pastor ou teólogo para contribuir na busca da unidade. Pelo batismo, fomos todos enxertados num único Cristo, como ramos da mesma videira. Fazer a unidade acontecer é responsabilidade de cada pessoa como criação de DEUS! É responsabilidade minha, sua e nossa!

  "Cristo não se divide, ele é um só!"

  Lucas de Almeida Moraes.

2 comentários:

  1. Passei por aqui e gostei muito de seu trabalho.
    Parabéns.
    Estou sendo seu seguidor e espero o mesmo em meu site.
    Seja seguidor do meu site de judo e divulgue ele por favor para com ele eu poder ajudar muitos atletas aqui em Bauru, além de minhas filhas.
    Ricardo Fontes

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ricardo, espero que tenha gostado realmente!
    Pode contar conosco!

    ResponderExcluir