Pages

terça-feira, 22 de março de 2011

Os termos de salvação

  No dicionário está escrito:
  Salvação, ato ou efeito de salvar ou de remir.
  Em todos os livros sagrados que as religiões apresentam como verdade absoluta tem um dos princípios e base da crença os modos de "salvação" perfeita. Para os cristãos é apresentada a bíblia como manual do homem que nos mostra claramente como ganhar e obter a salvação, ou seja, o céu.
A bíblia nos aspectos de salvação é bem clara. No antigo testamento Deus mostra a Moisés no monte Sinai as tábuas da lei, que a teologia explica que é o único método de ganharmos a salvação eterna, em pontos de pratica:

  - Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
  - Não invocar o santo nome de Deus em vão.
  - Santificar os domingos e festas de guarda.
  - Honrar pai e mãe.
  - Não matar.
  - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
  - Não roubar.
  - Não levantar falsos testemunhos.
  - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
  - Não cobiçar as coisas alheias.

  Os dez mandamentos se forem bem interpretados, pode-se perceber que nele é colocado toda ética e moral, não só no contexto religioso mais também no contexto das leis do "mundo". Os mandamentos são ordens de Deus para a humanidade, um manual para receber a salvação! Todos os mandamentos, cada um deles é um passo a mais para Deus.
  Já no Novo testamento que foi escrito na era cristã, explica os termos para ganhar a salvação depois que o filho de Deus (Jesus Cristo) foi morto pelos pecados que foram e os que irão ser cometidos pela humanidade.
Mateus em seu evangelho nos alerta das más palavras e das blasfêmias:

  "Mas eu lhes digo que no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inutil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados".  
Mateus 12; 36,37

  É interessante estudar a bíblia comparando o antigo e o novo testamento. Antes que Cristo morresse, os pecados eram perdoados por sacrifícios e oferendas como os animais. Os mais animais mais usados eram as cabras, bodes e cordeiros. Por isso que Cristo quando deu a sua vida pelo sacrifício pascal ele é chamado de cordeiro de Deus.
  No livro de Levítico, terceiro livro da bíblia, podemos encontrar formas de se purificar do pecado por meios de sacrifícios com animais, isso lembrando da vinda do messias!
Ainda no antigo testamento Deus fala ao seu povo para que siga seus mandamentos seriamente, para que ganhemos a salvação merecida a todo aquele que cre:

  "Obedeçam a todos os meus decretos e leis e pratiquem-nos para que a Terra para onde os estou levando para nela habitarem não vos vomite"         Levítico 20; 22.

  No novo testamento, Cristo coloca a autoridade sobre seus apóstolos para agir em seu nome, expulsando demônios, praticando caridade e curando as doenças do corpo e da alma. Cristo no final do livro do evangelho de Marcos diz:

  "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado!"    Marcos 16; 16.

  É preciso ser feito uma leitura correta deste versículo. Cristo aqui diz que quem é batizado e crer será salvo e quem não crer será condenado. Se prestarmos atenção Cristo não diz que quem não for batizado não será salvo.
  Quando falamos em batismo automaticamente vem em nossa cabeça a água. A água no cristianismo inspirada no ato de João Batista, nos lembra que precisamos lavar e nos purificar dos pecados. Mas não é somente o batismo na água que existe, também o batismo no fogo, ou seja, na pessoa do Espírito Santo.   Vou direto ao ponto e acho que vocês leitores já entenderam: quem crer e não for batizado na água será salvo, mas é preciso ser batizado no Espírito Santo.
  Um exemplo de batismo no Espírito Santo, na bíblia, é quando os apóstolos no cenáculo recebem os dons do Espírito:

  "De repente veio do céu um som, como de um vento forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito capacitava."
Atos dos apóstolos 2; 2,4.

  Pedro em um dos seus discursos pede para o povo se converter no batismo no Espírito Santo:

  "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados e receberão o dom do Espírito Santo"            Atos dos apóstolos 2; 38.

  Queridos, é preciso ser batizado, acima de tudo pelo Espírito Santo, a bíblia, Palavra de Deus é portanto palavra que transmite a verdade, é isso que ela nos pede. O batismo é um dos termos essenciais para a salvação do homem, cujo Deus tem criado.


  Para terminar esta postagem gostaria de dizer para quem me acompanha no blog e na minha vida pessoal, que sou muito grato a Deus pela vida de vocês, especialmente a do meu querido amigo Douglas que não esta podendo acompanhar o blog por causa de seus estudos, peço a Deus que ilumine a vida dele. Também gostaria de lembrar que todos os textos aqui postados são frutos de discussões e diálogos saudáveis que tive com meus amigos, aqui escrevo o que a igreja como ao todo, ou melhor, o cristianismo pronuncia e ensina, e eu como cristão acredito no que a Palavra de Deus diz.
  Muito obrigado!

  "Fui crucificado com Cristo. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim".    Gálatas 2: 20.

  Lucas de Almeida Moraes.

3 comentários:

  1. Como te disse dessa " parte " eu não sabia É interessante estudar a bíblia comparando o velho e o novo testamento. Antes que Cristo morre-se no sacrifício os pecados eram perdoados por sacrifícios e oferendas como os animais. Os mais usados dos animais eram as cabras, bodes e cordeiros. Por isso que cristo quando deu a sua vida pelo sacrifício pascal ele é chamado de cordeiro de Deus. "

    - vou te falar a real nem curto leeer muito muito não , mas... o que tú escreve de uma certa forma prende a minha atenção e tira duvidas das quais sempre tive em relação a igreja , religia e tal's e muitos não souberam responder *----------* AAEE LUCAS :DDDDD Parabéns guri , to amando aki muito sucesso ,beijo

    ResponderExcluir
  2. Que isso pri, mais brigadão por vc ta acompanhando nosso trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog, mas referente aos Mandamentos, olhe isso:
    http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/os-dez-mandamentos.html

    ResponderExcluir