Pages

sexta-feira, 29 de julho de 2011

As duas partes da bíblia

Amigos, venha apresentar a vocês a idealização bíblica que da o total sentido a nossa fé cristã formada. Como vocês sabem a bíblia é dividida em duas partes, o velho e novo testamento, que também pode ser chamada de velha e nova aliança.
A aliança aqui não é um anel e nem um abjeto, mas sim uma especie de contrato, um pacto de amor entre duas ou mais pessoas, em compromisso e fidelidade, e no caso da bíblia é a fidelidade constante entre Deus e o homem.
A antiga aliança é a promessa, e a nova é a sua realização. Jesus Cristo é a plena realização da antiga e nova aliança. Cristo no velho testamento não é existente, pois o Messias ainda é uma profecia que o povo de Israel espera ansioso para ver a gloria de Deus se fazer pessoa física e visível, para que seja testemunha viva da existência eterna no reinado do Deus vivo que jamais terá fim!

"Cristo é uma promessa realizada e concretizada!"

O novo testamento, ou seja, a nova aliança tem seu nascimento juntamente com a visita do anjo Gabriel a virgem Maria, e a imposição divina do espirito santo do trono do filho do altíssimo sobre o ventre da jovem virgem de Nazaré.
A nova aliança que Deus faz com o seu povo, não é mais exclusivamente com Israel como no velho testamento, mas sim com toda a humanidade. E para isso foi estabelecido este novo período da historia, esta nova era que nasceu juntamente com Jesus Cristo, que foi enviado para esta Terra como homem, na figura dos mais humildes seres, que fazia da sua boca porta para a salvação de muitos, as suas mãos fonte de cura e dos seus pés solo sagrado!
Neste novo capitulo da historia da existência eterna e divina, Jesus Cristo vem como o cordeiro, que deve ser sacrificado para a salvação da criação de seu pai. Cristo deveria morrer como o cordeiro do antigo testamento, que era entregue como sacrifício para Deus. O próprio Cristo disse na ocasião da santa ceia:

"E lhes disse: isto é o meu sangue da nova e eterna aliança, que é derramado em favor de muitos."
Marcos 14, 24

Jesus derramou o seu sangue em favor de muitos, se fez cordeiro de Deus, aquele que pelo sacrifício pode tirar o pecado do mundo, e estabelecer um novo sentido de salvação.
Outro ponto muito importante é lembrar que o sentido de salvação depois da vinda do Messias mudou completamente. Na antiga aliança as pessoas quando pecavam sacrificavam animais como forma de arrependimento e reconhecimento sincero do seu erro.
Um exemplo:

"Esta é a regulamentação da oferta pela culpa, que é oferta santíssima: O animal da oferta pela culpa sera morto no local onde são sacrificados os holocaustos, e seu sangue sera derramado nos lados do altar."
Levitico 7, 1 a 2

Mas na nova aliança não funciona mais assim. Depois do que o verbo se tornou carne e obtou entre nós visivelmente, a ordem de salvação mudou completamente. Jesus morre como um cordeiro para eliminar os pecados dos homens, mas a natureza humana não é eliminada junta com o pecado, e por isso continuamos pecando, e a salvação passou a ser para todos a partir de uma escolha pessoal de seguir bons e maus caminhos, pois a partir do sacrificio de Cristo nós temos a liberdade de escolher nosso destino, mais precisamente o céu que é a salvação, ou o inferno que é a condenação. A nova aliança foi lavada com o sangue libertador de Cristo, com um ato de entrega para que nós pudessemos 2011 anos depois do inicio da nova aliança estar aqui, vivos e felizes por saber que existe um Deus que ama, que salva, cura e liberta!

"A nova aliança foi lavada com o sangue sagrado!"

Meus queridos e cordiais leitores, lembro a vocês que a nova aliança não acabou ainda, ha muita coisa para acontecer. Profecias esperam para ser reveladas, feitos aguardam atentamente para serem concretizados. Nós ainda vivemos esta aliança com Deus, e por tanto todos nós temos a oportunidade magestosa da salvação, de desfrutar da presença real e visível do Deus vivo.

"Pois vocês são pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus."
Efésios 2, 8

"Eis que venho em breve! A minha recompensa esta comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez."
Apocalipse 22, 12

Espero ter respondido a pergunta, e agradeço especialmente ha José Henrique da cidade de Águas de santa Barbara-sp, pela pergunta que me dirigiu.
Leia a bíblia! 
Lucas de Almeida Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário