Pages

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A sabedoria

Amigos, começo este texto refletindo no velho testamento, onde vemos a fidelidade completa para com os planos de Deus, e o devido comportamento diante de suas sagradas leis. Vamos refletir no livro de 1 Reis, capitulo 3 e versículo 5.
Assim fez Deus:

"Em Gibeom o senhor apareceu a Salomão num sonho, a noite, e lhe disse: Peça-me o que quiser, e eu lhe darei.
Salomão respondeu: Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu mantiveste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono.
Agora, senhor, meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar do teu pai Davi. Mas eu não passo de um adolescente e nem sei o que fazer. Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. Dá pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois que pode governar este teu grande povo?"
1 Reis 3, 5 ao 9

Queridos leitores, vejam que fragmento bíblico fantástico que Deus nos apresenta. Uma historia rica de lições para nós, rica na sabedoria e amor pelo sagrado. E é por isso que eu apresento este pedaço do livro de 1 Reis, para que nele nós posamos pensar um pouco nas nossas atitudes de cristãos e também rever os nossos pedidos que dirigimos até Deus.
Salomão era filho do grande rei Davi, e herdou o trono de gloria do seu pai muito cedo, e por isso pediu a Deus a devida e honrada sabedoria, para que assim governasse seu povo com justiça.
Vejam só, Salomão teve a oportunidade de pedir a Deus o que ele bem desejasse, poderia ter pedido riquezas sem tamanho, mulheres, palácios e tudo o que tinha direito, mas não pensou somente nele, pensou também nos seu povo, no seu próximo. Se portou como um líder justo que quer ver a justiça imperar e unir o seu povo.
Agora faço a seguinte pergunta: Você esta pedindo o que para Deus? Carros importados, mulheres, casas luxuosas, apartamentos na praia, dinheiro e bens materiais?
Meus amigos, não é errado fazer pedidos para Deus, pois ele é todo ouvidos quando pedimos de coração, mas temos que entender que os nossos bens materiais não suprem as necessidades da alma. Preste atenção no fragmento apresentado na bíblia, pois Salomão pediu sabedoria, e com esta respectiva sabedoria ele dirigia o seu povo com discernimento, e o mesmo deve de acontecer conosco. Temos que pedir sabedoria para que nós passamos locomover a nossa casa, nossa família e nós mesmos para caminhos corretos.

"Pedir sabedoria para Deus!"

Não podemos ser ignorantes, pois a ignorância até mesmo pela inocência pode nos derrubar, nos passar a rasteira, pois o demônio ataca pelas pernas nos derrubando e impedindo que voltamos para a luz, nos deixando assim nas sombrias trevas!Por isso temos que ser firmes na fé, buscando a cada dia a nossa sabedoria presente nas coisas de Deus. Sem duvida temos que cultivar sabedoria para colher salvação, e esta sabedoria esta em um Deus que preza pela justiça, pela honra, amor, união, vitorias, glorias, a humildade e outras coisas que pode edificar o homem para que viva na plena e correta sabedoria.
Deus responde o pedido de Salomão:

"Por isso Deus lhe disse: já que você pediu isso e não uma vida longa nem riquezas, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento e justiça, farei o que você pediu. E lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você."
1 Reis 3, 11 ao 12

Deus se agradou com o pedido de Salomão, e da mesma forma se agradou com vários outros. Veja meus amigos, para que possamos dirigir um negocio como uma empresa, não podemos ser ignorantes, pois se não entendermos do assunto logo mais tudo se acaba e desmorona. Mas se tivermos a inteligencia nós podemos ir longe, e foi assim que aconteceu com Salomão, pois o próprio Deus disse que " de modo nunca houve nem haverá ninguém como você."
Sabe porque Salomão foi atendido? Simplesmente porque ele entendeu a sua pequenez para com Deus, se colocou como um rei que retirou a sua coroa e humildemente se igualou a um pequeno homem simples, e temos que fazer o mesmo, temos que tirar a coroa do orgulho e entender que Deus é maior que todos nós!
Amigos, nós precisamos estar atentos contra o bote da serpente, pois ela prega mentiras tentadoras que muitas vezes seduz nossos irmãos na fé com porcarias disfarçadas que nos afastam da pessoa de Deus. Por isso nós precisamos a cada dia rever os nossos conceitos, rever os nossa vivencia cristã, prestar atenção se estamos andando em meio as rosas ou em espinhos. Por isso preste atenção e se una aos outros para pedir a Deus que distribua sabedoria nas nossas casas, nas famílias, nas escolas, nos empregos e onde nós passarmos, para que as pessoas vejam em você a luz e te vejam com bons olhos e seguindo teu exemplo.

Por isso convido a vocês a refletir nesta oração que fiz com tanto carinho:

"Deus onipotente, criador do visível e invisível. Nos de a graça de ter um coração quebrantado e cheio de discernimento para que nós possamos guiar as nossas vidas de acordo com tua palavra.
Que as forças do inimigo não nos faça cair na lama do fracasso e da desonra, mas que eu pise na cabeça da serpente e veja a vossa gloria resplandecer nos quatro cantos da terra!
Porque somente a ti deve ser dada toda honra, toda gloria, agora e para sempre, até o fim dos séculos que virão, Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário