Pages

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A diferença entre Deus e a religião.

Caros amigos leitores, a alguns dias venho postando alguns textos que avaliam um comportamento ético teológico, e que entra na areá polemica que querendo ou não, sempre criara uma rixa eterna entre crentes e não crentes, adeptos ao crer e os que não concordam com a ideia salvífica da existência plena de um ser divino que da sentido a toda criação.(Deus)
Hoje venho apresentar a vocês um fato muito importante para a nossa vivencia dentro de um convívio religioso. Vou apresentar a diferença entre a pessoa de Deus e a religião.
Basicamente posso já assegurar que Deus e a religião no modo teológico extremo de se pensar, andam de mãos dadas, só que na religião não se compara a Deus no aspecto da perfeição. Deus até certo ponto se faz presente na religião, e a usa para ter um certo contato mais preciso e direto com a sua criação, ou seja, com a humanidade.
Deus é o criador de normas, e a religião em outras palavras é a professora, a catequista que ensina estas respectivas normas, ou seja, as leis. Muitos que hoje se intitulam não crentes (ateus) não se adaptaram a estas normas, e muitos que antigamente creram deixaram simplesmente de crer pois o que Deus impunha a eles, ou seja, a religião, eles não eram de acordo, e por isso saíram desse convívio religioso. É claro que não podemos julgar a todos, pois a pessoas que devem ser evangelizadas que estão prezas a si mesmas, e precisam ser evangelizadas e passar a crer, e automaticamente quando se fala em evangelização nos também falamos de conversão, e este é o maior desejo prezo a evangelização, e esse é um dos papeis da religião: converter o povo. É preciso saber que também os decretos religiosos não são perfeitos, e por isso são muitas vezes entregues aos erros que da mais pura naturalidade que aconteça, quebrando assim toda a ideia infalível religiosa, pois este pensamento esta relacionado ao próprio homem, pelo simples fato dele ser aquele que dirige as religiões, e por isso ela se torna pecadora, e é este pecado que diferencia a religião da pessoa perfeita que Deus é.

"A religião esta nas mãos humanas, e por isso não é totalmente perfeita. Esta vulnerável aos erros!"

Esta imperfeição religiosa diferencia totalmente o aspecto da soma entre esta religião e a pessoa de Deus:

Deus +  Religião= Diferença

É claro, não estou nagando a eficacia da religião, mas estou apresentando e mostrando a vocês que Deus se difere da religião pela perfeição encontrada nele. Também temos que lembrar o feito bíblico, histórico e verdadeiro, que o próprio Jesus Cristo na sua condição física e visível aos olhos do homem criou a sua igreja, ou seja, criou um crer, o cristianismo, que pode ser chamado de uma religião, pois ele deixou esta criação nas mãos dos homens, e por isso ela se torna pecadora, mas também não podemos negar o seu lado divino e santo, isso mesmo santo, pois apesar de sua condição erronia, ela foi criada pelo Deus filho, e esta criação foi feita com o intuito da santificação do homem e da busca salvífica de toda humanidade.
 Para aceitar uma religião é necessário crer que seja verdadeira. Obviamente a verdade faz parte de todo o processo da confiança, da fé e da crença apresentada. Deus nesse ponto se iguala a esta filosofia, pois ele passa ser o alicerce dos seres, e deve-se ter fé nele, e é uma questão de fé mesmo, pois o mistério e a mistica religiosa é o mistério da fé, somente a fé pode nos levar a plenitude monumental de chegarmos perto de Deus, não fisicamente, mas espiritualmente e porque não consciencialmente.
Outro problema que se enfrenta são as doutrinas estabelecidas pela religião. Temos que entender que doutrinas são frutos da filosofia e raciocínio humano, muitas vezes através de interpretações de textos bíblicos como exemplo no cristianismo, ou seja, as doutrinas são imperfeitas. É claro, é esta doutrina que forma a religião, e é mais um ponto que diferencia  e curiosamente ao mesmo tempo iguala a pessoa de Deus e a religião, pois as doutrinas humanas são basicamente regras e normas que são postas a frente dos fiéis, e Deus querendo ou não também nos coloca regras e leis, como por exemplo os 10 mandamentos.

"As regras são essenciais, em outras palavras são precisas, pois se não houver regras a fé desmorona!"

A religião com hoje, simplesmente erronia, sempre estará exposta á possibilidade de desmoronar, ou seja, de deixar de existir, e esta é outra diferença entre Deus e a religião. Um este vulnerável ao questionamento humano de continuar existindo, e o outro eterno, pois esta na condição máxima do supremo criador.
Amigos, a religião apesar de ser imperfeita é um caminho sábio para Deus, pois quem caminha com Deus tem a luz a frente, e a luz não deixa que nós caímos nas trevas do desconhecido. A religião tem o plano e foi criada com a convicção da salvação da humanidade, e não da condenação! a verdade realmente não esta cravada no sentido religioso, mas a religião é o caminho que nos leva a esta verdade.

"Deus é caridade, misericórdia, paz, paciência, tolerância, perdão, amor a Deus, e amor ao próximo. A religião humana é misericórdia sujeita ao numerário."

Lucas de Almeida Moraes.

30 comentários:

  1. Pablo e Anaísa ...
    Por que não acreditar em Deus?

    Já pensei muito como vocês, de verdade, muitas duvidas, sempre pensando em mim e achando estar sozinho.

    Não os critíco, mas vocês vão mudar de Idéia um dia.
    E Tenho DITO!

    ResponderExcluir
  2. Porque Deus é o Alfa e o Ômega, é a razão da existência de tudo; absolutamente tudo.

    ResponderExcluir
  3. Isso é o que vocês acreditam.
    E a barbie deu a resposta mais sem graça (e ilógica) de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  4. Pra você que precisa ver para crer é a resposta mais ilógica, para mim é a resposta de tudo.

    ResponderExcluir
  5. Então a sua resposta está errada.
    Você acredita porque sente, porque tem fé.
    Eu não sinto, me falta fé.
    Por que acreditar em deus?

    ResponderExcluir
  6. haa menino idiota...
    respeita a religião dos outros e a opinião tbm
    a gente tem uma e vc tem outra pronto#...nada do q vc fla vaii mudar isso ñ
    Sua sorte é q deus perdoa até os idiotas que ñ crÊ
    nele#

    ResponderExcluir
  7. opps é menina IDIOTA* ¬¬

    ResponderExcluir
  8. Ô anônimo COVARDE, onde foi que eu faltei com respeito ou tentei mudar a opinião de alguém?
    A única coisa que eu perguntei aqui foi qual motivo eu teria para acreditar em deus. Respeito (e admiro) a fé alheia, mas exijo respeito também.
    Nesse blog já disseram que eu sou menos humana por ser atéia e agora sou chamada de idiota (a grosseria inicial do autor eu até desconsidero, ele já se desculpou).
    A única coisa que eu quero aqui é pedir PAREM de tentar converter, é inútil, é chato, é abusivo.
    Ah, outra coisa anônimo, perdão é para quem se arrepende e eu não me arrependo de nada que falei aqui, ok?

    ResponderExcluir
  9. Por que acreditar em Deus? Porque Deus, foi quem deu a vida para você. Você pode até mesmo não acreditar nisso, mas lhe garanto, você rezando, acreditando, e tendo fé em Deus, você pode se confortar nos momentos difíceis, pode pedir uma ajuda quando precisa. Ele não precisa provar sua existência, pois quem deve, somos nós a ele. Agora lhe pergunto: 'Porque NÃO acreditar em Deus?'

    ResponderExcluir
  10. Pensando como religioso, crer em um deus é não se sentir desamparado, acreditar que quem faz "merda" aos outros vai ter algum punimento, pois pergunto a todos os que não acreditam em nenhum deus, se eu matar alguém e não for preso, nunca chegar a me arrepender e morre o que acontece comigo ?

    estarei acompanhando de perto este comentário e outros também ...

    ResponderExcluir
  11. Só comentario idiota por aqui, de ambas as partes.
    Discutam com lógica e não com ignorancia
    :)

    ResponderExcluir
  12. Comentário é algo individual. Do mesmo jeito que eu respeito o seu, pretendo receber respeito sobre o meu.

    ResponderExcluir
  13. Guui, não nego que acreditar em deus seria um conforto, mas eu de fato nasci sem fé. Ou a peça veio com defeito de fábrica. Existe uma frase atribuída a Saramago que simplifica bastante isso: "Deus não existe fora da cabeça das pessoas que nele creem."

    crazy_man, alguns acreditam em castigo divino, outros acreditam em karma e eu acredito que neste você simplesmente morreria sendo um filho da puta como tantos outros (não tô te xingando, tô falando do exemplo, tá?). Pois é, não há consolo em ser ateu.

    ResponderExcluir
  14. Anaísa, para mim, fé não é algo que se nasce com tal, e sim se cria e fortalece com o tempo. Que fique claro que meu intuito não é converter ninguém, defendo minha causa apenas. Logicamente gostaria de ver mais pessoas com fé em Deus, e sendo feliz com isso. Mas nada na vida é como queremos. Uma boa noite, amanhã tenho aula haha.

    ResponderExcluir
  15. Guui, não me entenda mal, eu já tentei ter fé. Tentei várias religiões inclusive (li, pesquisei, frequentei...), mas sempre foi algo artificial para mim. Com o ateísmo eu sinto que estou onde deveria estar.

    Imagine there's no heaven
    It's easy if you try
    No hell below us
    Above us only sky

    É mais ou menos isso.
    E depois de toda essa minha jornada, se quando eu morrer acabar encontrando um deus que manda alguém pro inferno só pela falta de fé (não se importando se a pessoa foi a madre teresa de calcutá atéia), vou pra lá com a cabeça erguida.

    E boa noite, eu também tenho aula amanhã.

    ResponderExcluir
  16. Bom, diante de varios comentarios e muita polêmica venho deixar MINHA OPINIÃO, eu ja me fiz perguntas sobre coisas da biblia, sobre fé, sobre Deus, sobre tudo dentro de uma religião, e cheguei a seguinte conclusão, FÉ, todas suas respostas serão respondidas a partir da fé, tendo a fé vc mesmo não ficaria se perguntando! "Obs: pq se ficar procurando brecha para criar perguntas vc vai achar um montão".
    Agora, não ficarei dando motivos para os ateus acreditarem em Deus, pois cada um tem sua opinião e so vai gerar discussões e mais discussões, pois um so ira escutar o outro quando uma das partes estiver disposta a ceder e esse não é o caso!"Obs: se não tiver fé como vou pedir para acreditar em Deus, se o argumento mais forte é a FÉ".

    E. Cauã

    ResponderExcluir
  17. fé não é algo que se nasce com tal, e sim se cria e fortalece com o tempo.

    CONCORDO!

    Veja bem, todos tem a capacidade de ter fé. Fé é um dom que todos os seres tem, e ela não nasce como tal, mas já esta preza até no sentido humano de viver. Não é um erro de fabrica, mas sim uma confusão pessoal(Não estou te chamando de louca!). Veja Anaísa, a fé cresce com o tempo, e a conversão exige tempo! Não estou tentando converter ninguém intencionalmente, mas porque não! Respeito a posição dos ateus e peço desculpas se vocês se sentiram ofendidos, mas eu fui criado na fé, e entendo aqueles que não foram, E saibam que Deus esta de braços abertos para quem quiser abrasar a grande, pois nunca é tarde para crer!

    Agradeço pelo comentário Anaísa! Agradeço por todos os comentários!

    ResponderExcluir
  18. Uma amiga minha explicou a fé x falta de fé de uma forma bem bacana: é como tentar explicar para um povo que passou a vida inteira embaixo d'água o que é o fogo. Eu nunca vou conseguir explicar pra você o que é não ter fé e nem nunca vou sentir a fé através da sua explicação. Quem tem só sabe o que é ter quem não tem só sabe o que é não ter.
    Como eu disse, a fé em deus para mim é algo artificial, eu me senti hipócrita todas as vezes que eu tentei.
    É a velha frase: pra quem acredita nada é preciso, pra quem não acredita tudo não será o bastante.
    (ou coisa parecida)

    ResponderExcluir
  19. Lucas, é difícil escrever sobre pessoas que você não conhece. Você escreveu a partir de "conhecimentos" passados por terceiros e eu entendo isso. Só peço que tenha mais cuidado da próxima vez que for escrever. Eu e outros que passaram por aqui também já apontamos o que tem de errado naquele seu raciocínio, você não tem mais desculpa pra falar aquelas bobagens.
    E desculpe, mas eu ri da idéia de me converter, não imagino isso acontecendo de forma alguma (a menos que o próprio deus invente de descer e fala cara a cara comigo). Acredita que um amigo que tentou por vários anos me converter, passou 2 anos sem me ver e quando me encontrou veio me dizer que virou ateu? Pois é, aconteceu.

    E agora eu vou dormir u.u''

    ResponderExcluir
  20. Me entendeu mau, eu não quis te converter, eu só quis dizer que a conversão é uma das maiores virtudes cristãs, e o próprio Cristo nos pede para realizar este ato!

    ResponderExcluir
  21. Querendo ou não, a conversão é um ensinamento cristão, não só cristão é claro, mas é um dos maiores ensinamentos que Jesus nos deixa:

    "Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte, e o senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam."
    Marcos 16, 20

    ResponderExcluir
  22. Para que seja possível você evangelizar é necessário q a outra parte também queira.
    E sobre esse assunto será uma eterna "rixa" pois cada um tem os seus ideais e suas "crenças"(se é q pode dizer assim,desculpem-me faltou palavras,para expressar o que eu queria dizer),acho q a Anaísa tem razão,ela tem o livre arbítrio e ela o usou para a escolha que ela julga ser a certa,assim como muitos usam a própria,então toda essa discussão e a falta de respeito de uma parte não levará a nada.
    Simplesmente respeitem quem fez a escolha,independente de qual tenha sido.

    ResponderExcluir
  23. Isso mesmo Nayna.
    E Lucas, eu já tinha te entendido, eu sei dessa parte da bíblia e tudo mais. Mas como eu disse, eu sou cética demais. Sou atéia já faz 10 anos, de forma que todo tipo de pessoa já tentou me converter, eu conheço todos esses argumentos de có (até fica meio "ai, lá vem esse povo falar isso de novo..."). Passa a ser bastante incomodo, como aqui que tem muita gente que fica pregando em ônibus com uma gritaria sem tamanho. Poxa, eu tenho obrigação de escutar a palavra de um deus no qual eu nem acredito (ao invés de aproveitar que passo 2h no ônibus pra tirar um cochilo)? Percebe? Eu entendo que vocês querem espalhar a palavra e tudo mais, mas respeitem o espaço alheio.

    ResponderExcluir
  24. Argumento do Esquimó.10 de agosto de 2011 15:36

    Só completando o que a anaísa disse...

    Não há a necessidade de sair falando sobre isso para todos... Até porque, pessoas que não sabem da existência de deus, vão direto para o céu.

    Então porque todos vocês não guardam deus para si mesmos, o objetivo não é mandar todo mundo para o céu? Então calemos nossas bocas e muitas vidas serão salvas!

    ResponderExcluir
  25. Acredito que Deus é um ensinamento passado principalmente de pais para filhos, minha mãe me levava na igreja, mas tudo que vi na igreja sobre Deus jamais me ajudou em alguma coisa, apenas uma coisa que vi de positivo na igreja(não estou dizendo que todo resto é negativo, só estou dizendo que não complementa em nada, e claro isso na minha visão) que é a solidariedade, você pode ser quem for, ter feito o que pior pode ser feito, mas se você se arrepende, com certeza buscar Deus para tentar se redimir não com ele, mas consigo mesmo, é uma ótima opção.

    Agora fé acredito não ser uma coisa que você vê em Deus, e sim uma coisa que você vê nas pessoas e em si mesmo, você tem fé que as coisas melhorem na sua ou na vida de alguém querido seu, porém só depende dele ou de você mesmo ou até de varias pessoas para fazer com que as coisas mudem, em outras palavras "fé" quer dizer acreditar, confiar, seja em Deus seja em que você acreditar.


    Parabéns Lucas, pela nossa amizade, e por você ser quem você é, acredito que Deus e fé tenha feito realmente você ser a pessoa que é, um amigo de todos e sempre simpático :D

    Abraços, Pablo (by: etec) ;)

    ResponderExcluir
  26. Não concordo nenhum pouco com Argumento do Esquimó.
    Deus tem que ser anunciado, e ele deixa bem claro isso, em pleno século XXI existem pouquíssimas pessoas que nunca ouviram falar de Deus! Atribuir a palavra de Deus é um mandamento deixado por Cristo no final dos 4 evangelhos.
    Não vou calar a boca, pois eu entendo quando a bíblia fala: QUE TODA BOCA PROFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR!

    OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!

    ResponderExcluir