Pages

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Porque acreditar em Deus?

Queridos amigos leitores, venho hoje apresentar esta pergunta que já não é tão rara em tempos atuais: Porque acreditar em Deus?
Acreditar é o ponto chave da questão, a fé muda o pensamento e nos faz rever conceitos, e é esta fé que nos da este acreditar, acreditar em algo maior que nós, não simplesmente pelo pensamento errado de um grande ditador acima de nós, pois não é esta a posição que Deus assume diante de sua criação. Deus para estar no meio de nós se faz alguém que não veio para ser servido, mas sim para servir! É esta servidão que Jesus Cristo mostra em sua vivencia terrena, ele que era e é o legitimo filho do criador, veio como pobre e abitou no meio da fome, da pobreza, da injustiça e da incredulidade. Cristo mostrou e disse que era filho do rei, mas se fez um dos mais simples plebeus que serve o seu senhor, chegando a dar a sua vida na cruz por este senhor, e este senhor somos nós!

"Uma questão obvia de fé!"

Acreditar em Deus não se trata de ter medo do inferno, mas de buscar um maior sentido a nossa existência, não somente espiritualmente falando, mas humanamente. É claro que não posso deixar de comentar sobre alguns fragmentos da bíblia que é bem claro quando se trata de quem cre e quem não cre. Querendo ou não a condenação, ou seja, o inferno existe para quem cre, pois se o céu existe o inferno também passa a existir, talvez vocês me digam que não necessariamente, mas é assim que a palavra de Deus nos ensina.
A misericórdia de Deus não tem limites, por isso penso que a salvação esta aberta para todos, mas quem nos da ela não é Deus, mas nós mesmos! Salvação é uma escolha pessoal, um sim para uma vivencia no que esta de acordo com as leis de Deus. Sinceramente, se me fizerem a seguinte pergunta: O ateu pode ganhar a salvação? Eu simplesmente e sem vergonha nenhuma, responderia que não sei, pois o grande juiz é quem bate o martelo e reconheço que a muitos crentes que também irão ser condenados, pois fazem de sua fé uma brincadeira, não seguem de acordo aquilo que professam, mas Deus deu a liberdade de escolha de caminhos, e todos são livres para escolher qual trilha seguir. Dos olhos de Deus não foge nada, mas penso que a misericórdia deve ser maior que a condenação.

"O ateu pode ser salvo?"

O grande problema hoje presente em nosso meio é que muitas pessoas precisam ver para crer, ser testemunhas oculares de uma existência sagrada. Apresento a vocês um texto bíblico que particularmente gosto muito:

"Tomé, chamado Dídimo, um dos doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: Vimos o Senhor! Mas ele lhes disse: Se eu não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei.
Uma semana depois , os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. A pesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja com vocês! E Jesus disse a Tomé: Coloque o seu dedo aqui, veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. PARE DE DUVIDAR E CREIA.
Disse lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!
Então Jesus lhe disse: Porque você me viu, você creu? FELIZES OS QUE NÃO VIRAM E CRERAM.
João 20, 24 ao 29

"Felizes os que não viram e creram!"

Deus se faz no invisível, um mistério, e este mistério é o que deu resultado a fé. Mas porque Deus é invisível? Ora. Deus não esta só em um lugar, ele esta em toda sua criação, e o mundo é sua criação, Deus é onipotente, esta em vocês todos, até no não crente, pois todo peito que bate um coração Deus esta presente verdadeiramente como mistério da existência da vida, esta oculto em nossa vivencia, mas não deixa de estar presente. Talvez a minha visão não seja aceita, pois a verdade que eu tenho não é a mesma dos outros, mas eu confio no que Deus me apresenta pela sua palavra, e dela só tiro coisas boas para a minha vivencia cotidiana, eu tenho fé e sei que para mim é substancial e preciso acreditar em Deus.

"Deus esta em tudo!"

A figura de Deus muitas vezes pela própria religião é passada do modo incorreto. Muitas vezes já ouvi que Deus é um tirano vestido de branco, sentado em um trono de ouro puro, com uma coroa detalhada sobre sua cabeça e segurando um cetro de ira. Esta visão de quem Deus é e quem ele é esta errada. Deus tem um rosto, e este rosto e o próprio Jesus Cristo. Cristo foi alguém que viveu do pouco e deste pouco dividiu e fez multiplicar o pouco que tinha. Deus e Jesus Cristo são da mesma natureza, o Deus pai, filho que se faz presente realmente no espirito santo.
Realmente, meus olhos nunca foram testemunhas da existência de Deus como um ser que deixa ser visível, mas meus olhos viram uma flor exuberante exalando o seu perfume e dando néctar a um beija-flor, os pássaros praticando o milagre de voar, as arvores que um dia foram um simples broto e agora parecem que vão tocar as nuvens do céu. Não encaro a criação como somente uma obra biológica e evolutiva, mas a vejo como fruto de uma sabedoria que fez da perfeição a sua ápice monumental, ou seja, Deus esta em tudo o que ele criou!
Deus esta no amor, e esta até no amor de um ateu pelo seu próximo, pois obviamente como pessoa o ateu também faz parte da criação, ou seja, ele também é obra de Deus, e por isso  também tem em si este amor que ele desconhece e não sabe como é divino e sagrado!

"Crer ou não crer? Eis a questão!"

Deus é um pai que tem muitos filhos que não o reconhece, mas apesar disso o pai não deixa de amar, e é isto que particularmente me faz a cada dia mais me entregar a esta causa de salvação, a causa de Cristo, e me comprometer com a propagação da palavra de Deus que para mim é essencial. Não vivo de religiosidade, eu vivo a verdade, eu vivo em Deus!
Deus não é fruto de uma loucura humana, mas o homem é fruto de amor sagrado!
Ateus, vocês que tanto comentaram aqui e sei que irão continuar, saiba que sempre irão ser bem vindos! Vocês que comentaram os textos anteriores respeito vocês verdadeiramente, pois os vejo como meus próximos a quem Deus que eu tanto creio me pediu para : Amar o próximo como a si mesmo! Quero que saibam que sim, a minha intenção querendo ou não é abrir os olhos da fé em vocês para a realidade que eu vivo, mas também respeito a realidade de vocês. Agradeço a cada um que me criticou e aqui colocou suas opiniões, e confesso que aprendi coisas novas com elas! Muito obrigado a todos!

"Deus é um pai que tem vários filhos que não o reconhecem!"

Lucas de Almeida Moraes
               

3 comentários:

  1. Aê Lucas, belo texto.
    Bom eu penso que Deus está presente em tudo, principalmente nas coisas simples, nas coisas pequenas. Deus nos chama a todo momento, é difícil perceber, porque não paramos para ouvir.
    Hoje em dia a humanidade não espera a resposta de Deus, porque querer as coisas de imediato, na hora deles foi a proposta feita pelo homem. Talvez se nós aguentássemos apenas mais um segundo, nossa forma de crer em Deus teria mais verdade, mais sentido, mais amor.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu aqui de novo o/
    eu tinha feito um comentário ontem, mas o blogger tava com problemas e eu o perdi u.u''
    De qualquer forma, sobre a ateu poder ser salvo, eu ouvi o padre da igreja que eu frequentava falar na rádio (o tema era exatamente esse) e ele citou:
    "Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
    Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me."
    Bem, eu sei que existem outras partes da bíblia que falam claramente que só quem crê será salvo e tudo mais.
    Mesmo assim, do ponto de vista do ateísmo, eu não preciso ser salva de coisa alguma, a existe salvação é para quem crê e por isso é um absurdo dizer para um ateu que ele deve se converter para ser salvo, pra nós isso não faz sentido.

    Sugestões para o blog em geral:
    1- Letra clara em fundo escuro não é legal pra ler textos grandes.
    2- Você já tem uma ferramenta de busca lá em cima, não precisa de outra na barra lateral.
    3- Confirmação de palavras no comentário é um saco.

    Que a força esteja com você.
    =)

    ResponderExcluir