Pages

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Resposta aos comentários!

Amigos, venho por este texto responder com muita cautela é claro, a alguns comentários que fizeram ao texto que eu escrevi "Porque existe o ateísmo?". Senti que o texto foi aceito por uns e também não aceito por outros, mas teve o reconhecimento de pessoas até de Dentro das obras da igreja e de alguns amigos.
Pois bem, os comentários de algumas leitoras foram educados e particularmente me deixou muito feliz de saber que pessoas que não professam a fé em Deus entram no blog para ler os textos. Antecipadamente agradeço a visita e o comentário aqui deixado de forma tão culta e intelectual.
Assim começa um dos comentarios: Sou atéia, e sinto dizer que sua visão sobre o ateísmo esta completamente equivocada. Bom, na visão filosofica que me ensinaram  muito cedo, e nem por isto é infantil, me aponta que não estou enganado do que disse, e reafirmo novamente todas as palavras que usei, sem nenhuma intenção de desmoralizar os adeptos ao ateísmo obviamente. Ora reflita um pouco no meu conhecimento e raciocínio, pois o ateu segue a si mesmo, seus caminhos(espirituais) não tem definição, pois a sua vivencia se resume a somente viver e morrer, e depois da morte dizem que não existe nenhum plano superior (céu) simplesmente acabou.
Sem querer atentar a filosofia ateísta, mas já atentando de certa forma, eu não esnobo os ateus, pois apesar de não dividirem e testemunhar a nossa fé, que é sem duvida existente, são criaturas que no meu ponto de vista faz parte como todos de uma respectiva criação.
Foi destacado também nos comentários que eu julguei os ateus como "adoradores" de si próprios, da raça humana, de si mesmo. Mas ora, se o ateísmo não é isso qual é a sua finalidade? Simplesmente brincar que Deus não existe? A idolatria a pessoa humana, ou seja, de si próprio?
Sinceramente, agora eu falo por mim, deixando em alguns momentos a teologia e a filosofia. O amor, companheirismo e esperança sem Deus é erronia, impuro e entregue a superfluidade. Peso desculpas na minha resposta direta, mas não vou ficar dando voltas e mais voltas em um assunto como este, onde se trata somente de um amor pateticamente humano, sem a presença de Deus, isso para mim não existe. Mudar o mundo para um lugar melhor sem o engajamento das virtudes divinas, também é uma grande besteira, pois quando se fala em mudar o mundo, se fala em levar todos em uma mesma idealização, concepção e ideologia, e nós temos isso marcado em nossa historia, e um exemplo é o catolicismo que dominou a Europa, e levou consigo muitos fiéis.
Nos comentários temos a confirmação do que eu disse no texto "Porque existe o ateísmo!" Assim a leitora escreve:

"Não acredito nas doutrinas da famigerada Igreja Católica, no capitalismo da fé das igrejas protestantes, nos deuses africanos..."

Temos aqui mais uma pessoa que não acredita na existência de Deus, porque se decepcionou com a religião, se rebelou contra sistemas doutrinários humanos, e por isso é "revoltada" com o próprio homem, pois todas as religiões são dirigidas por pensamentos e raciocínio humano. Deus é mais do que uma religião, Deus é mais que doutrinas me denominações. Deus é um ser existente que amou e ama a sua criação, que se deixa chamar de pai e toca os corações das pessoas, e espero que toque muitos corações rebelados que se encontram no mundo a fora.
É destacado também o seguinte:

"Deus que tanto massacra o povo do Oriente Médio"

Tenho que admitir que quando eu li isto eu tive uma pequena crise de risos, e depois uma tristeza silenciosa, pois Deus na sua natureza não massacra ninguém, no Oriente Médio as guerras milenares são provocadas por ideologias "religiosas" de grupos extremistas, que se dizem e alto se intitulam partes desta respectivas religiões, mas não seguem nenhum ponto a risca das doutrinas que pregam a paz e a caridade, por tento peso para os amigos não informados para que leiam mais sobre o assunto.
Diz também:

"Esta é a nossa postura embasada no raciocínio lógico que tal ciclo vicioso pseudo religioso apenas.... ainda mais o mundo em que vivemos."

Raciocínio logico? Fico a pensar, que logica é esta que encara Deus como inexistente, como uma historinha muito bem elaborada? Uma logica de supremacia do homem? Ou uma brincadeira com o divino? Talvez quem sabe o louvor da razão meramente humana?  Tenham o entendimento que a religião esta sobre os decretos da voz do homem, e por isso esta amarrada eternamente ao pecado, mas também não podemos descartar o fato que ela é a porta da salvação para muitos seres.

"Quanto mais excluirmos pessoas por motivos patéticos- como a sua posição religiosa- continuaremos em meio a esta sociedade intelectualmente primitiva."

Que fique claro que eu não tive a intenção de excluir ninguém, pois na minha opinião até os ateus tem oportunidade de salvação porque a misericórdia de Deus é infinita, e eu creio nisso! Não recorri as minha filosofia por motivos patéticos, e muito menos vejo meu pensamento como um raciocínio patético, mas sim inspirado na verdade, pois Deus não é este motivo patético que foi apontado pela leitora, mas sim digno de uma filosofia de engrandecimento, de honra e glória!
Não vejo uma sociedade intelectual primitiva quando se trata de crentes firmes na fé, mas no meu ponto de vista vejo uma sociedade que não cresce ideologicamente junto ao mundo pecador, mas sim que permaneceu na moral que foi passada de geração e geração, entusiasmada na verdade que não muda com o tempo e nem é passageira, mas eterna! Portanto é obvio dizer que Deus continua sendo o mesmo desde sempre, ele é o mesmo dos tempos de Abraão e Moisés, não mudou com o tempo, mas o tempo mudou com Deus, pois em vez de crermos mais com o tempo nós simplesmente deixamos de crer, e isso certamente é retrogrado.

"Sera que o mundo deixara de acreditar em Deus com o tempo? Eis ai a questão mais apropriada!

Lucas de Almeida Moraes.  




       


20 comentários:

  1. na minha opinião como ateu a vida é simplesmente pra ser vivida sem adorar imagem alguma seja deus,santos ou até mesmo a forma humana como você mesmo citou no texto,eu particularmente acho uma hipocrisia os ateus que criticam a religião assim como os religiosos que criticam os ateus :) é uma rixa que não vai chegar a lugar nenhum... tipo Religião X Ciência....dando como exemplo as pessoas que dizem que Deus é a cura de tudo,quero ver elas trocarem vacinas e outros medicamentos criados pela Ciência para fazer uma oração e serem curadas.resumindo eu acho que uma cosia depende da outra e não devemos criticar uns aos outros :)

    ResponderExcluir
  2. Novamente venho reforçar que você não sabe nada sobre o ateísmo, praticamente nada.

    Ateus não acreditam em nenhum deus. É fácil, você não acredita em Odin, Zeus, Apolo, Anubis, Oros, Osiris, Afrodite, Atena, Shiva, Krisnha, Alá, Exu, Malabu Shula da Montanha, Mostro de Espaguete Voador... Pensamos da mesma forma, só que incluimos o seu, por uma questão de bom senso. São praticamente os mesmos motivos. Para você todos esses deuses são absurdos, impossíveis de acreditar... Adivinha o que nós, ateus, achamos do seu?

    Sobre a questão de achar que é impossível amar, querer o bem do próximo sem deus no coração, sem dúvida alguma, é a maior idiotice que você falou em todo seu texto. O que me leva a pensar que você realmente não presta atenção em nada que acontece no mundo.

    Por exemplo, veja quantos crimes RECENTES aconteceram em nome de deus. Os recentes, por exemplo... Esse ano ainda. Se você olhar como um todo, fica pior ainda. Não houve nenhum outro motivo para matanças maior que deus. Deus lidera fácil como o maior motivo para isso. A própria bíblia diz isso! Está ai, na sua cara. E você tem a coragem de vir com esse argumento infantil de que "Deus determina o caráter".

    Se você precisa de uma promessa de um lugar melhor, quando morrer, para poder ajudar as pessoas. Você é realmente um ser humano despresível, o que eu torço que não seja. Ou pior se sente na obrigação de fazer algo bom para alguém, porque senão vai sofrer pelo resto da eternidade.

    Ateus ajudam as pessoas pelo simples fato de ser CERTO. É simples, não é complicado, não há um código divino obrigando a gente a ajudar, não há um livro ensinando como ajudar. Nossa sociedade "impõe" o certo e errado. Nossas mentes impõe o certo e errado. Não há necessidade de algo divino para nos dizer isso.

    Até porque se a bíblia fosse parâmetro para certo e errado, estaríamos escravizando, apedrejando e matando nos sábados até hoje.

    Quando aparece uma notícia de um religioso aluciando e matando muitas pessoas, não julgamos por ele ser religioso, julgamos que essa pessoa não tem caráter, não tem noção do certo e errado. Independente de onde ele tirou o motivo para fazer esse tipo de atrocidade, de acordo com os valores de nossa sociedade, isso é errado.

    Não há nada de deus em amar, respeitar, querer o bem das pessoas próximas. E graças a essas pessoas que se importam com o próximo, é possível que você escreva em um blog que qualquer pessoa do mundo tem acesso. Isso foi deixado para todos nós, sem deus, sem segundas intenções. Simplesmente pelo prazer da evolução.

    Para resumir... Ateu não acredita em deus, apenas isso. Simples assim. Não acreditamos que os raios que "caem" dos ceus são Zeus, que quando morremos Hades vai está lá para nos fazer sofrer. Muito menos que um livro escrito na idade do bronze, tenha algo sobre moral para nos ensinar.
    Mesmo assim todos os ateus são diferentes, pensam diferentes. Ateu só significa uma coisa, não define ninguém.

    Minha resposta foi um pouco ofensiva, sim. Talvez se eu pensasse um pouco mais não mandaria. Mas se você quer falar sobre ateismo, ou qualquer outro assunto, informe-se antes. E veja o tom de suas palavras. Falar que não entende como uma pessoa que não acredita em deus, faça bem a outras pessoas, é o mesmo que falar aquela estupidez que o Datena disse. Espero que seus próximos textos melhorem.

    Ah e quase esqueci, POR FAVOR para de insutar a humanidade:

    "Raciocínio logico? Fico a pensar, que logica é esta que encara Deus como inexistente, como uma historinha muito bem elaborada? Uma logica de supremacia do homem? Ou uma brincadeira com o divino? Talvez quem sabe o louvor da 'razão meramente humana'?"

    É graças a essa 'razão meramente humana' que você tem seu blog. Não seja hipócrita.

    Sobre a "histórinha muito bem elaborada", mais uma vez a falta de informação... Leia: http://talkorigins.org

    Até.

    ResponderExcluir
  3. SÓ Uma coisinha, quando eu digo razão, eu quero dizer que o humano não chega aos pés de Deus, e eu aposto que esta razão não chega mesmo!

    não SOU HIPÓCRITA, pois eu fiz uma comparação, não seja hipócrita você, que não soube analisar bem o que eu escrevi e o que eu quis dizer!
    agradeço a visita!

    ResponderExcluir
  4. "pois Deus na sua natureza não massacra ninguém"

    "Matem todos os infiéis;
    Homens, mulheres, crianças e velhos.
    Mate até seus animais.
    Depois roubem todo ouro e por fim queime suas casas.
    E maldito seja aquele que tentar reconstruir essa cidade, pois seus filhos tambem serão mortos"

    Josué 6:21-26

    é muito amor pra um deus só

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus do céu!!!....GENTI, VCS PRECISAM LER UM TEXTO KI EU POSTEI A ALGUNS DIAS, A DIFERENÇA ENTRE O VELHO E O NOVO TESTAMENTO, TEM GENTE PRECISANDO ESTUDA UM POCO MAIS DE TEOLOGIA!!!!!

    ResponderExcluir
  6. http://sabendomaissobreaigreja.blogspot.com/2011/07/as-duas-partes-da-biblia.html

    ai esta, leia este texto e vc entendera!
    obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Esse é mau desse tipo de discussão: é enorme, com muitos pontos, uma árvore imensa que só faz crescer. Poxa, tu fez um texto grande, o cara te respondeu com um comentário grandão e tu só faz falar de uma partezinha que tu achou por bem comentar?! Fala sério, nem pra dizer "com o resto eu até concordo" ou coisa do tipo. u.u''

    ResponderExcluir
  8. Certamente não preciso falar mais nada sobre o comentário acima, tudo o que eu eu aprendi esta no texto que eu escrevi, a verdade que eu tenho que é O próprio Deus esta em mmim, e nada me tirara este ser que por alguma coisa você não tem. Eu não preciso exatamente escrever um texto, na verdade tamanho não é documento, mas não vou discordar que os argumentos que foram usados são muito intelectuais, mas para outros comentários faltou um pouco de educação e cautela, e admito que também em alguns dos meus eu poderia ser mais educado, mas peso desculpas, pois essa é uma das grandes virtudes de quem tem DEUS!
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  9. Quero ser amigo da semana, comofas? =)

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu de novo.

    Vamos lá... Como a @Anaísa disse, seu texto imenso, meu texto imenso e a única coisa que você veio falar foi sobre uma interpretação diferente da que você quis dizer.

    Entendo que é apenas uma questão de referencial, você acredita que deus é perfeito e tudo mais, a inteligência humana comparada com perfeição é pouca...

    Por um lado pode ser isso, mas você deixou brecha para que outra interpretação fosse vista. Novamente, quer escrever algo sem duplo sentido, escolha melhor suas palavras.

    Falando em palavras... Sua resposta para a @Anaísa novamente mostra que você não está nem um pouco interessado em informação, discutir, aprender.

    Oras, se você não está disposto a mudar seu ponto de vista, para que esse blog então? Para que ficar horas e horas escrevendo se nada do que qualquer pessoa na terra te falar vai fazer você mudar de opinião? Se você só tem essa resposta para quem visita seu blog, "(...) a verdade que eu tenho que é O próprio Deus esta em mmim, e nada me tirara este ser que por alguma coisa você não tem.". É melhor fechar a área de comentários e deixar só você falando.

    Muita pretensão da sua parte achar que essa é a verdade absoluta, diante de tantos erros e acontecimentos estranhos que rondam nossa existência e que você não deve aprender mais nada sobre isso. Alias a melhor frase que um crente já me disse:

    A sabedoria de deus é loucura para os homens.

    Em relação a isso:

    "SÓ Uma coisinha, quando eu digo razão, eu quero dizer que o humano não chega aos pés de Deus, e eu aposto que esta razão não chega mesmo!

    não SOU HIPÓCRITA, pois eu fiz uma comparação, não seja hipócrita você, que não soube analisar bem o que eu escrevi e o que eu quis dizer!
    agradeço a visita!"

    Você precisa saber o que é hipocrisia antes de usar a palavra...
    Veja: http://www.dicio.com.br/hipocrisia/

    " s.f. Vício que consiste em aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem.
    Fingimento, falsidade. "

    Erro de interpretação não é hipocrisia. Agora dizer que a "mera razão humana... " e usar tudo que o homem já inventou, isso sim é hipocrisia. O que não se aplica ao caso, como você já explicou e eu entendo que eu errei.

    Esperarei uma resposta digna dessa vez. Algo melhor que balbuciamento de palavras, reclamando que foi ofendido por ter ofendido os outros.

    Caso contrário, fico triste em dizer que não voltarei aqui. Achei que teria uma discussão de bom nível, na verdade ainda espero, mas até o momento...

    Enfim... Até.

    ResponderExcluir
  11. Como é que você começa uma discussão sobre ateísmo e foge do tema na hora de responder os comentários?! A principal questão aqui são os seus conceitos bastante equivocados sobre ateísmo.

    "Certamente não preciso falar mais nada sobre o comentário acima, tudo o que eu eu aprendi esta no texto que eu escrevi, a verdade que eu tenho que é O próprio Deus esta em mmim, e nada me tirara este ser que por alguma coisa você não tem"
    Meu querido, isso não é desculpa para não evoluir. Você foi apresentado a outras idéias e está na hora de refletir sobre elas e evoluir.

    "Foi destacado também nos comentários que eu julguei os ateus como "adoradores" de si próprios, da raça humana, de si mesmo. Mas ora, se o ateísmo não é isso qual é a sua finalidade? Simplesmente brincar que Deus não existe? A idolatria a pessoa humana, ou seja, de si próprio?"
    Você não leu os comentários direito, né? (e menos ainda o texto que eu coloquei)
    De qualquer forma, vamos esclarecer: por que você acha que todo mundo tem que adorar alguma coisa? adorar a mim mesma?! adorar a humanidade?! de onde você tirou essa idéia? ateísmo é a simples e pura falta de crença em uma divindade. esquece essa história de revolta com a igreja (super admiro a igreja que eu frequentava quando criança), sem essa de revolta por não ter alcançado uma determinada graça. nada disso. a única coisa que aconteceu foi a constatação do fato de que eu não acredito em deus.

    Agora pára de viajar na maionese, vá ser feliz com a sua teologia, mas sem falar besteira sobre a posição dos outros, tá?
    Nada tenho contra a sua crença, só me incomoda sua falta de informação (e cabeça dura).

    ResponderExcluir
  12. Não é uma questão de cabeça dura, e sim uma questão de fé.

    A base de toda essa briga tem que ser esclarecida, eu como um homem que acha que conhece Deus, tenta seguir o minimo dos ensinamentos dele, segundos relatos históricos toda a lei moderna foi um dia uma lei básica, e essa lei básica vem de ensinamentos religiosos... " Não matará-s " por exemplo foi fundamentada para nossas leis, o que faz de certa forma que não haja como um ateu dizer que não segue os ensinamentos.

    Existem evidencias simplesmente dizer que Deus não existe, sem querer dizer que uma religião é certa ou que a minha é a certa, penso comigo mesmo que existe e existiu tantas profecias, milagres e "coisas estranhas" como encarnações, "macumbas" e etc, que vejo muitas vezes o ateu como uma pessoa que tem medo de tentar explicar o que não conhece, se nós religiosos não podemos provar com firmeza que existe um ser divino, os atues não tem também, e é mais fácil não acreditar em nada, do que tentar descobrir o verdadeiro ou buscar o conhecimento, em minha opinião o ateu é apensas um alienado que não quer se mover para tentar descobrir se existe algo, mesmo "percebendo" que pode existir algo.

    Espero continuar a escrever e discutir pacificamente .

    ResponderExcluir
  13. Anônimo, o ateu em geral é cético.
    Para acreditar que as evidências apontam para a existência de deus, é preciso antes acreditar na vericidade das evidências.
    Pra mim, é bastante simples. Eu não presenciei profecias, milagres, "coisas estranhas", encarnações, macumbas, nem nada desse tipo. Como comprovar a veracidade dos relatos alheios? Ora, pessoas são falhas e é justamente por isso que testemunhas oculares não são as melhores evidências em julgamentos.
    Sendo assim, existem evidências sobre a teoria da conspiração e não considero que quem não acredita nela seja alienado.
    Cada pessoa tira suas próprias conclusões a partir de suas próprias experiências de vida. Um exemplo disso é um programa que investiga supostas "coisas estranhas" e no qual 90% das casas assombradas são explicadas por problemas no encanamento.
    Não percebo esse "medo de explicar o que não conhece", na verdade é assumir que ainda não temos uma resposta, o que não quer dizer que não pensamos no problema.

    ResponderExcluir
  14. nossa meniina cala boca vc nem tem moral pra fla de deus ou em fé#

    ResponderExcluir
  15. Isso quem pode julgar é o seu deus, não você, tá anônimo?
    Lembre-se do amor de deus e do livre arbítrio.

    ResponderExcluir
  16. Por favor gente! Vamos ser educados! Pacíficos por favor!

    ResponderExcluir
  17. [menina birrenta mode on] foi ele que começou!


    tá bom, parei

    ResponderExcluir
  18. Olá! \o/

    Falaram que ateu é alienado...............


    Antes, o que vem a ser alienado:
    http://www.dicio.com.br/alienado/

    "S.m. Pessoa que não toma conhecimento dos problemas sociais e não tem consciência dos seus direitos."

    E o que vem a ser ateu:
    http://www.dicio.com.br/ateu/

    "adj. e s.m. Que ou o que nega a existência de qualquer divindade; ímpio. (Fem.: atéia.)"

    Qual a relação entre as duas coisas? Não estou entendendo.

    Se você afirma que todos os ateus são alienados, mais um exemplo de uma pessoa que balbucia palavras sem ao menos pensar, ou se informar.

    Ateismo não define ninguém. Quando virei ateu, não me tornei mais inteligente, não fiquei mais chato, não fiquei mais bonito, não aconteceu nada. Eu apenas neguei a existência de qualquer deus.

    Agora se eu me sinto mais inteligente? Sim, eu acho que me tornei mais inteligente depois que eu comecei a negar deus, todos eles. Porque? Eu nunca li tanto na minha vida. Comecei a estudar diversas religiões, comecei a entender meus direitos diante da sociedade (Alienado, né?). Sei entrar em uma discussão, colocar meu ponto de vista e aceitar pontos de vistas diferentes dos meus, se forem certos. Aprendi que a moral não vem de um livro da idade do bronze, muito menos de deus. Aprendi que "ter deus no coração" não faz de você uma pessoa melhor.

    Posso está alienado a algum assunto? Claro! Todos estamos, ninguém sabe de tudo.

    Sei que você é apenas mais um tentando encher o saco, trollando em um blog. Então, acho que já falei de mais para um comentário de baixo nível como o seu.

    Referente ao ensinamentos da nossa sociedade vieram da bíblia... @(*#!@#!@#!!!! Você está louco!?!?!!?!!?

    Bíblia defende apedrejamento, escravidão, morte aos homossexuais, não trabalhar no sábado!

    Seguimos algo disso? Bíblia não é o melhor lugar para você tirar lições de moral. É simples, a parte do não matar... É fácil, não vem de deus. Veja:

    Você não quer morrer, certo? Eu não quero morrer, certo? Que tal a gente não se matar? :) Pronto... Onde tem deus nisso?

    Não roubarás? Veja:

    Você não quer ter suas coisas roubadas, certo? Eu também não! Que tal a gente não se roubar? Cadê deus nisso?

    Não sei se você sabe, mais existia um mundo antes da bíblia, ok? Ela começou a ser escrita 40 anos depois da morte de Jesus. Antes disso todo mundo saia se matando, roubando, né? Não existia sociedades, Grécia antiga, Egito, Constantinopla, tudo isso são mitos, né?

    Que aula de história vocês andam tendo!?

    E Lucas, ainda estou esperando a resposta do primeiro comentário, seguido pelo segundo.

    ResponderExcluir
  19. Só peço um pouco de paciência, eu responderei sim, mas no momento não posso!

    ResponderExcluir