Pages

sábado, 14 de janeiro de 2012

As belezas da igreja, parte1

          Queridos amigos, alegremente nos reunimos para mais uma reflexão, onde somos convidados a explorar o orvalho de nossa intelectualidade e pormos em pauta o conhecimento que foi conferido a nós. De maneira especial, hoje quero apresentar a vocês as maravilhas e as belezas nas quais a igreja esta engajada dês dos tempos do império romano. De fato muitas vezes ela é mal entendida, Chamada de transgressora e inimiga dos tempos modernos, mas garanto a vocês que a opinião de muitos ira mudar quando realmente ver que a igreja foi a iniciante de vários setores de estudos científicos, áreas na qual ela é fortemente criticada mas não se tem o conhecimento da sua grande importância para que chegássemos no século XXI e tivéssemos o conhecimento que nós temos.
            A igreja que atravessou séculos, viu os fatos mais intrigantes, fascinantes, dolorosos e sofridos da nossa historia, e de certo modo chegou a participar da maioria destes fatos, que na maioria mudou os rumos da existência humana com seus feitos. O que se percebe hoje, é que as pessoas só apontam aquilo que condena e deixa a igreja “feia”, veem somente a sua podridão e miséria humana presentes nos inúmeros erros históricos daquela que foi criada por Cristo.
            É realmente triste ver que as pessoas generalizam fatos que de certa forma vai destruindo culturas e demolindo a fé. Quantas mães tem medo de levar seus filhos pequenos à igreja com receio de padres se aproximarem delas. Parece engraçado, mas é uma realidade realmente triste. Quantas pessoas encaram pastores como ladroes e corruptos que só sabem roubar os bens financeiros do povo. Quantos e quantos casos de generalização existem dentro das mentes maldosas dos que envenenam seus conhecimentos. Não é porque veio à tona o caso de vários padres pedófilos que todo sacerdote comete uma atrocidade monstruosa dessas. Não é porque vários pastores roubam de maneira covarde que todos os pastores cometem esta baixaria de baixo nível. Não! Prestem mais atenção em sua volta e veja as coisas bonitas que a igreja cristã faz e fez ao decorrer de sua existência. Não estou dizendo para passar a mão na cabeça de padres, pastores e membros do clero, pois se forem realmente culpados de atos ilícitos, merecem serem punidos como qualquer outro individuo. Não se esqueçam que a igreja não é invenção do homem mas sim de Cristo. E graças a Deus e o bom senso, que ainda existem pessoas comprometidas com a verdade de maneira avassaladora, honesta e filial para com aquilo que eles um dia se comprometeram a defender e ajudar.

“Nem toda a igreja esta em pecado!”

           Já quero alerta-los que vocês lerão neste texto informações verídicas, mas talvez muitas delas não chegaram aos seus conhecimentos por causa da doença dos olhos humanos que só conseguem ver maldades. A mídia também é outra culpada, que nas horas dos escândalos é totalmente radical e faz questão de colocar a “boca no trombone”, mas quando é para revelar as coisas bonitas que a igreja fez e faz, ela se mantem calada, deixando o povo nas mazelas do verdadeiro conhecimento enquanto muitos criam raiva e terror da igreja. Quero mostrar a vocês coisas que realmente deixaram alguns surpresos. Vou revelar a vocês algumas belezas da igreja começando a alguns séculos atrás, mostrando que nos tempos medievais a igreja não era inimiga dos conhecimentos avançados e científicos, mas na verdade uma das maiores contribuidoras.

“A igreja foi umas das maiores contribuidoras nas áreas cientificas!”

universidade de Oxford, apoiada
pela igreja.
           Vou começar por um passado distante, quando a igreja e o cristianismo tinha uma participação muito grande na vida da população e sua cultura. Vocês sabiam que graças a igreja nós temos o sistema universitário? Isto mesmo, foi graças a igreja tão criticada que surgiram os primeiros centros de estudos de maiores graus no tempo da idade media, dando ao homem a oportunidade de elaborar os seus conhecimentos e aprimorar a sua sabedoria. Foi por volta do século IX que os primeiros pequenos centros educacionais de ensino superior  começaram a surgir na Europa com o trabalho árduo da igreja, oferecendo aos alunos os fascinantes estudos de direito, medicina, teologia, filosofia, gramatica, retorica, aritmética, geometria, musica e astrologia. Foram após estes fatos que a igreja começou a construir as universidades junto as catedrais, mosteiros e casas pertencentes a ela. Nestas intuições de ensino surgiram grandes homens que nos encantaram com sua inteligência e nos levou ao ápice dos pensamentos mais bem elaborados já conhecidos em toda a historia. Talvez vocês não saibam, mas grandes universidades como a de Oxford na Inglaterra foram apoiadas e  fundada pela igreja. A universidade de Bolonha na Italia, Sorbone de Paris, Salamenca, a universidade mais antiga da Espanha que tinha o curioso lema: “O que a natureza não nos dá, Salamanca não acrescenta.” Também a universidade de Valladoid em Compostela, La Sapienza em Roma e tantos outros grandes centros de estudos onde o conhecimento foi passando até chegarmos em dias atuais, onde não temos a coragem de olhar para traz e reconhecer a fundadora dos primeiros centros intelectuais que inspiraram o ensino dos dias de hoje. Nos dias atuais temos a PUC (Pontifícia Universidade Católica), as universidades luteranas, adventistas e das demais igrejas cristãs.  

“A igreja passou a ser a matriz de onde saiu as universidades”
Daniel Ropr

            Somente mais algumas curiosidades. Somente das 75 universidades criadas de 1500, 47 tiveram apoio dos criticados papas, e as outras foram apoiadas fortemente pelos inúmeros setores da igreja. A primeira vez que o nome “Universitas” apareceu em documentos, foi quando um dos papas mais importantes da historia, Inocêncio III escreveu ao centro geral de Paris nos meados dos anos de 1200. Aposto que muitas coisas aqui citadas vocês não sabiam, mas sim, é verdade!

“Aquela que é tão criticada pelos seus ensinamentos foi aquela que teve a disposição de ensinar.”

           E não foi somente isso que a igreja fez de belo! Vocês sabiam que a igreja contribuiu de maneira fantástica no aprimoramento cientifico e nos estudos astrológicos? Quando dizem que a igreja oprimia os maiores gênios do mundo  eu tenho que descordar, pois foi dela que saiu homens e mulheres que revolucionaram o seu tempo!
Galileu
          A igreja ajudou todas as ciências, de diversos campos de estudos, de maneira absolutamente inigualável. Na astrologia foi autora de vários estudos que deram inicio as teorias que conhecemos hoje. Nos mosteiros, no alto das torres dos sinos e campanários, os monges e padres faziam seus estudos e observações, anotando tudo isto em documentos que existem até os dias de hoje. Foi neste período dos grandes estudos que se destacou Galileu Galilei, físico, Matemático, filosofo e astrônomo. Autor de estudos de altos méritos que estavam realmente muito além de seu tempo. A igreja como o centro onde se unia todo o conhecimento o chamou para explicar seus estudos e descobertas com mais detalhes, não para incrimina-lo como muitos dizem, mas sim para tomar consciência de seus conhecimentos e aprofundar no tema. Muitos dizem que as atrocidades como a s prisão domiciliar de Galileu foi a igreja quem sentenciou, mas esta errado. Quem prendeu Galileu foi o estado que o acusou de herege, que o puniu de escrever livros que causou um certo surto de medo e receio no povo medieval.
           Galileu chegou a fazer parte de juntas de estudos científicos patrocinados pela igreja. Assim como Galileu também grandes homens da ciência como Nicolau Copérnico são mestres do conhecimento e se destacaram por suas mentes acima de  seu tempo.
           Outros estudos como a anatomia humana foi patrocinada e apoiada pela igreja. Nas catacumbas das catedrais eram feitos os estudos com corpos dissecados, onde foram feitas descobertas mais avançadas dos órgãos e suas respectivas funções. Leonardo da Vinci e Michelangelo eram amantes dos estudos do corpo humano, e foram muito apoiados pelos setores clericais e os próprios papas.

“A igreja foi uma das instituições que mais apoiaram a evolução cientifica e suas descobertas.”

           Nos estudos da origem do universo a igreja teve realmente uma participação muito importante, sempre disposta a defender os bens teológicos das sagradas escrituras ela abriu as portas para o conhecimento de forma abundante e realmente maravilhosa.
Padre George Lmaitre
           Vocês sabiam que a hipótese da teoria do Big Bang veio de dentro da igreja? O padre e cosmólogo belga George Lemaitre em 1927 derivou independentemente as equações de Friedman e depois as equações de Einsten. Propôs depois de muitos estudos que ouve uma expansão do universo que por sua vez seria o resultado da “explosão” que geraria a imensidão da galáxia e até do a imensidão do  universo.
          O Vaticano que é tão criticado pelos meios científicos é nada mais e nada menos dono de 24 prêmios Nobel nas áreas de física, química, economia, astrologia e outros campos científicos. Des do ano de 1603 a academia de ciências vaticana teve em seu corpo docente grandes nomes como por exemplo o próprio Galileu Galilei. Hoje ela ainda tem em seu corpo docente grandes homens com méritos invejáveis, como o físico Alemão Klaus Klitzing, o químico Taiwanês Yaen Tsed-Lee e Nicola Cabibba, professor de física na universidade La Sapienza de Roma e ex-presidente do instituto Nacional Italiano de física nuclear. Dentro deste corpo docente instituído pela igreja estão católicos, protestantes, ateus, judeos e todos os creres, tentando como fim honrar a ciência onde quer que se encontre e assegurar sua eficácia de conhecimento e intelectualidade do ser humano.

“A igreja foi como o berço de formação do conhecimento contemporâneo.”

            Aposto que nos livros de historia vocês dificilmente encontraria nomes consagrados da ciência medieval como Tomás de Aquino, Duns Scot, Jean Buridan, William de Occam e  Nicole Oresme. Homens consagradíssimos e fortemente apoiados pela igreja. Alguns deles padres, bispos e leigos que são invisíveis diante de fatos terríveis que as pessoas insistem ver dentro da igreja, sempre insistindo em lembrar do sangue e não das coisas realmente bonitas, É claro a igreja também errou, mas contribuiu muito para as nossas vidas para ter as coisas que temos hoje.
           Bom, quero dividir com vocês mais conhecimentos por isso quero dividir este texto em duas partes para que possamos explorar mais os campos históricos que contrariam a maioria  dos fatos que de alguma maneira foi ensinado a nós. Peço a vocês que procurem estudar mais e busquem o conhecimento verídico sobre a igreja. Vejam vocês mesmos que ela não é um bicho de sete cabeças, ela na verdade forneceu muitos conhecimentos através dos séculos e tirou o homem das trevas do desconhecimento e o colocou nos pedestais da intelectualidade. 

    Lucas de Almeida Moraes.
Imagem da capa de uma biblia de 1215, retratando Deus
ciando o cosmo usando princípios geométricos 

10 comentários:

  1. Muito interessante!
    Mais você acha mesmo que a Teoria do Big Bang é tirar o Homem das trevas? Para quem conhece realmente a Verdade da Bíblia(Luz), sabe que o Mundo Não surgiu do Nada. Pensa um pouco nas Evidencias. A Terra é o único planeta equipado com uma atmosfera com exata quantia de gases para manter não somente a vida humana, mas também os plantas e a vida animal. No entanto, se a Terra fosse menor ainda que um ponto decimal, a atmosfera não poderia existir. Se a Terra fosse um pouquinho maior, ainda que um ponto decimal, sua atmosfera conteria hidrogênio livres tornando a vida impossível. Agora considere a posição da Terra em relação ao Sol. A temperatura oscila entre 34,4 a 48,8C°. Portanto, se a Terra fosse mais perto ou mais longe do Sol, a vida deixaria de existir no planeta. Além disso, a Terra gira com precisão em praticamente tudo. Como tudo tão perfeito pode ter acontecido por acaso? Não há outra explicação para o surgimento do Planeta a não ser a Criação de Deus. Ele planejou tudo com perfeito cuidado. Leia Gênesis e você ira entender que não há qualquer indicação de que algo foi deixado no acaso, pelo contrario, os textos ensinam o oposto. Tudo foi meticulosamente planejado e executado.

    Se mesmo assim você preferir acreditar no Big Bang e ainda chamar isso de luz, infelizmente não há porque você continuar acreditando em Jesus. Se o mundo surgiu de um explosão do acaso, como Jesus pode ter vindo nesse mundo morrer por seus filhos que foi criado por Deus? Parece contraditório, não é?

    Peço a você meu Amigo Lucas, que procure estudar mais a Bíblia e busque o conhecimento verídico sobre ela. Com certeza seu blog será mais proveitoso! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mas amigo, EU DISSE NO TEXTO QUE É UMA TEORIA! Hipótese! a igreja estuda o caso ainda!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido, eu sou um rapaz que acredita fielmente no criacionismo, acredito fielmente na bíblia! Gostaria que lesse alguns dos textos que escrevi antes e vera que eu ja disse aqui que o autor da vida é Deus e também de toda a existência.
    Acho que vc não entendeu o que realmente quis passar pelo texto!
    Quis mostrar aqui que a igreja que é tão criticado por alguns meios científicos teve uma participação importantíssima para a evolução do conhecimento. Não é porque a igreja, ou melhor, um padre destacou uma HIPÓTESE que ela seja verdadeira.
    Concordo com seu comentário, mas acho que vc não entendeu minha real intenção.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Eu não concordo, só coloquei aqui o que conheço! Nem a igreja concorda, mas por ser um padre a lançar esta teoria é realmente curioso.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi sua posição, mais o texto deu a entender que o tal Padre, que representa a igreja, acredita na Teoria do Acaso. Realmente é curioso alguém que estuda a Teoria contrária do que própria Igreja ensina. Perdão se te ofendi!

    ResponderExcluir
  6. Olha você citou que foi a igreja quem incentivou os estudos das ciências, então por que depois eles mesmos reprimiam muitos outros cientistas que tinham novas teorias , muitas vezes matavam !
    Sim você justificou que só vemos o "sangue", mas se a mesma incentivou não deveria reprimir depois !
    Mas agora irei pesquisar um pouco sobre os nomes que citou no texto acima.
    Continue assim temente a Deus , está totalmente correto isso, mas não deixe sua fé de certa forma lhe cegar e querer justificar td os erros da igreja !
    A igreja errou , hoje em dia ainda erra de vez em quando , assim como a ciência também erra !
    Mas assim como muitos eu creio sim na existência de Deus, e que ele nos guarda dia após dia.
    Eu assisti a um vídeo esses dias , que irei procura-lo e irei lhe enviar o link para que entenda o que eu penso mais ou menos sobre religião e igreja !
    Abraços, fique com Deus e que ele te abençoe muito !

    ResponderExcluir
  7. Aqui está o vídeo Lucas !
    Você já sabe quem sou eu, mas continuarei anonimo ok !
    http://cabecajovem.com/videos/eu-odeio-a-religiao-mas-amo-jesus/

    ResponderExcluir
  8. Anonimo, gostaria que voltasse ao texto e lesse a parte e que a santa inquisição foi adotada pelo estado. Vale a pena destacar que se não me engano a igreja não matou ninguém por heresia das áreas da ciência, mas sim o estado. A igreja na verdade não repreendeu os cientistas e sua obra, na verdade ela era um centro de controle. Naquele tempo estava surgindo teorias, estudos complexos no qual a igreja como voz da sociedade teria que tomar conhecimento. Assim foi com Galileu, que gerou uma certa discussão pela sua teoria que a Terra gira em torno do sol. Na parte 2 Deste texto eu falei sobre isto, vale a pena ler caro amigo. E peço que não tenha vergonha ou medo, sei la, de mostrar quem você é.. eu não vejo problema em uma amigo que vai contra as minhas opiniões, mas mesmo assim muito obrigado.

    ResponderExcluir